ALFAVACA

 

 

 

 

 

Nome científico: Ocimum basillicum

Características: Planta arbustiva, perene, ramificada, de ramos quadrangulares, sulcados, suculentos e pubescentes quando novos, e cilíndricos e lenhosos. Folhas curto-pecioladas, ovado-lanceoladas, opostas, crenado-serradas do terço inferior em direção ao ápice, glabras, medindo 4 a 6cm de comprimento. Inflorescências terminais, axilares, formando verticilos de seis flores lilases, longo-pedunculadas, dispostas em rácimos paniculados longos. O fruto é uma cápsula seca com quatro sementes. O aroma é mais pronunciado em regiões de temperaturas mais altas.É também conhecida como manjericão nacional e por basilicão-da-folha-estreita. Atinge perto de 50 cm de altura.

       Uso culinário: É utilizada no tempero de embutidos como lingüiças, salsichões, carnes e em caldos ou ensopado frutos do mar. As sementes são comestíveis e nutritivas, utilizadas em mistura de pães e bolos, e no preparo de uma bebida árabe refrescante. A planta é também utilizada como tempero e no preparo de licores.Nas massas vai bem nos molhos. É utilizada preferencialmente fresca e picada bem fininha.

 

Uso medicinal: O chá das folhas é usada para combater cólicas intestinais e menstruais.As folhas frescas colocadas sobre picadas de insetos diminuem a coceira e a inflamação.Seu azeite excita a atividade das mucosa das vias respiratórias e gastrintestinais, dos rins e dos nervos, sendo aconselhado para esgotamento nervoso e fadiga mental. Tem propriedade tônicas, anti-sépticas e digestivas.


VOLTAR