ANIS
 

 

 

 

Nome científico: Pimpinella anisum

Características: Planta com altura de 30 a 50 cm. Haste ereta. cilíndrica, estriada, caniculada, pubescente,ramificada superiormente.Inflorescência em umbelas de 8 a 12 pendúnculos. Flores brancas, pequenas.

Uso doméstico: Suas pequenas sementes são usadas, em pequena quantidade, para realçar o sabor de carnes brancas como a de frangos e peixes e ainda para molhos, cremes e patês; em receitas típicas chinesas de carne de porco e pato. Aromatiza bebidas à base de álcool, sendo a matéria prime do anisete.

Uso medicinal: Usado sempre como chá, é considerado muito gostoso, com um sabor característico. Bom para todo o aparelho digestivo contra cólicas, azia e gases, aumentando ainda o leite em mulheres no período de amamentação. O anis se encontra muitas vezes presente nas chamadas infusões peitorais, pulmonares e asmáticas. O azeite que contém os grãos de anis desenvolve outros efeitos nas glândulas do tubo gastrintestinal, que tem excitada sua atividade, aumentando o apetite, facilitando a digestão e melhorando a eliminação biliar. Está, portanto, justificado o emprego da espécie como infusão para o estômago e bexiga, já que estimula o sis­tema digestivo. Também dá bom resultados nas diarréias, especialmente das crianças. O azeite das sementes é bom para matar piolhos.


VOLTAR