BELDROEGA
 

 

 

 

Nome científico: Portulaca oleracea L.

       Características: é uma planta herbácea anual, com talos espessos, tenros e rasteiros, folhas carnosas, de até 3cm de tamanho, com grande quantidade de reserva de água. Flores pequenas amarelas com 4 a 6 pétalas aparecem no verão. A planta cresce em terra úmida, bem-escoada e ao sol. A propagação é feita através de sementes na primavera.É semelhante à flor chamada onze-horas. A diferença está nas flores: as da beldroega são bem menores que as de onze-horas.

Uso doméstico:Na culinária, as folhas são cozidas e consumidas como legumes, conservadas em vinagre e são adicionadas em molhos e saladas e ensopados, mas esse uso não deve ser exagerado, pois às vezes as plantas acumulam oxalatos, que são tóxicos.

Uso medicinal: É eficaz nas afecções do fígado, bexiga e rins; combate o escorbuto. O seu cozimento é diurético e aumenta a secreção do leite. O suco cura inflamações nos olhos. As sementes são diuréticas e emenagogas e combatem  os vermes intestinais. Os talos e as folhas machucados, aplicados sobre queimaduras e picadas de insetos, aliviam a dor e/ou o prurido.. Aplicados sobre feridas, facilitam a cicratização.


VOLTAR