CAPIM-LIMÃO
 

 

 

 

Nome científico: Cymbopogon citratus

Características: Planta herbácea, cespitosa, estolonífera, perene, que cresce cerca de 1,0m em altura e forma touceiras de perfilhos ao nível do solo. Apresenta rizomas semi-subterrâneos, curtos, com nós bem demarcados. As folhas, que medem cerca de 60 a 100cm de comprimento por 1,5 a 2,0cm de largura, são amplexicaule, linear-lanceoladas, áspera nas duas faces, paralelinérveas, bordo liso, cortante, nervura central grossa e caniculada. As folhas são recobertas por uma fina camada de cera e exalam olor de limão. Apresenta textura áspera ao tato e permanece mais ereta que a citronela. O florescimento é raro e as flores, eventualmente formadas, são estéreis. As folhas são muito aromáticas.

Uso doméstico:As folhas picadas e acondicionadas em saches, servem para aromatizar roupas e repelir insetos.A planta fornece óleo essencial usado em perfumaria.Servida fria, a infusão passa a ser bebida refrigerante.Usa-se para colocar sobre carnes de ovinos e caprinos para dar gosto quando assadas.Pode ser acrescentado a frutos do mar ensopados.

Uso medicinal: usada para dores estomacais, distúrbios renais , catarro, tosse, indigestão, gastralgias, neuralgias, espasmo intestinal , feridas, úlceras, contusões, resfriado, conjuntivite, vômitos, eczemas , ansiedade (, cólicas menstruais e intestinais (o mirceno atua nos nervos dos órgãos), entorse, lumbago, tensão muscular e cefaléia. A infusão do rizoma se usa para clarear os dentes e é tônica .Tem ação na diminuição da atividade motora, no aumento do período de sono, anticonvulsionante, antiespasmódica e analgésica. O efeito analgésico é atribuído ao mirceno . O óleo essencial apresenta atividade antibacteriana e antimicótica. Os extratos etanólicos apresentam atividade contra os áscaris. O extrato aquoso demonstra um efeito ansiolítico. É repelente de mosquitos e serve como desodorante natural. O extrato da planta apresenta forte ação bactericida sobre o vibrião do cólera 


VOLTAR