COENTRO

 

 

 

 

Nome científico: Coriandrum sativum L.

Características: Planta herbácea anual que cresce de 40 a 50cm, de caule glabro, erguido, pouco ramificado, estriado e cilíndrico. Folhas compostas, glabras, alternas, pinatisectas, com os segmentos verde-brilhantes, largos, arredondados ou arredondados-cuneiformes, incisos e denteados. As folhas inferiores são pinadas e as superiores bipinadas. As folhas que rodeiam as umbelas são semelhantes às do funcho. As flores são álveas, em umbelas compostas de 3 a 5 raios, providos de 3 a 8 brácteas filiformes. Os frutos, diaquênios, são globosos, quase esféricos, coroados pelos dentes do cálice, medindo 3-4mm de diâmetro. A raiz axial é cônica, perpendicular e fibrosa. Tanto a planta quanto o fruto exalam um cheiro desagradável, semelhante a percevejo, que evola progressivamente a medida que o material é seco. O florescimento espontâneo ocorre a partir de agosto, estendendo-se ao longo do verão.

Uso doméstico:Usado em pratos típicos do Nordeste e industrialmente em lingüiças, salsichas e batidas em geral. Muito utilizado em carnes para churrasco, frango, peixe, ensopado, pickles, conservas, peixe frito, escabeche, vinha d'alho e marinadas. Ele também vai muito bem com hortaliças como o couve, o repolho e o espinafre.Os frutos são utilizados no preparo de perfumes, licores, gim, pães, cervejas, achocolatados.É usada na preparação de fármacos visando corrigir o odor desagradável de certos medicamentos.Com sabor marcante, deve ser usado em pequenas quantidades, pois os excessos podem causar intoxicação.

Uso medicinal: Os frutos são carminativos, estimulantes, estomáquicos, antiinflamatórios, desinfetantes intestinais, depurativos , tônicos gastrintestinais, sudoríferos , febrífugos , anti-histéricos , excitantes, antiespasmódicos, anti-sépticos, descongestionantes do fígado , vermífugos  e antipútridos. A planta é indicada para o tratamento de afecções gastrintestinais, febre quartã , acidez estomacal, estômago dilatado , picadas de cobra (pó) e dores histéricas .


VOLTAR