MANJERICÃO

 

 

 

 

Nome científico: Ocimum basilicum

Características: Planta herbácea perene, de crescimento ereto, muito ramificada, que cresce cerca de 60 cm a 1,0m de altura. Caule e ramos quadrangulares, pilosos quando novos, muito ramificados. As folhas são simples, opostas, elíptico-lanceoladas, verde-claras. A inflorescência é do tipo cimeira espiciforme, e as flores são brancas e labiadas. Fruto tipo aquênio, com sementes pequenas, pretas e oblongas.

Uso doméstico:Usado na preparação de  pizzas, omeletes, saladas,massas, assados, molhos,sopas, queijos, carnes. No tempero de berinjela, pimentão sopa de tomate, recheio para frango, peru, vitela e vinagrete. Pode ainda servir de tempero a frutos do mar ensopados.Deve ser acrescentado quando o prato estiver bem no fim, pois perde o sabor com o calor. Mistura-se muito bem com outras ervas. É componente do Licor "Chartreuse" e confere sabor especial ao creme de abacate com açúcar. 

Uso medicinal: É uma planta melífera, condimentar e insetífuga. As sementes controlam as larvas de Culex e Aedes aegypti.Indicada ainda para a atonia gastrointestinal, vômitos, cólicas intestinais, dismenorréias, afecções urinárias e respiratórias, amigdalite, faringite, estomatite, gengivite e afta.


VOLTAR